Todos sabemos da importância de mantermos nossas despesas pessoais controladas, não é mesmo? Temos a certeza de que iremos ter dinheiro suficiente para pagar todas as contas ao final do mês e ainda contar com um determinado valor guardado para situações de emergências e gastos pessoais ao decorrer do mês.
Com o seu próprio negócio essa situação não é diferente, é de extrema importância que você consiga manter o equilíbrio nas contas do empreendimento, ter o controle dos seus lucros e gastos, daquilo que entra e sai de sua empresa.Porém, com algumas vendas a prazo pode ser difícil fazer esse controle, causando um desequilíbrio nas finanças por falta de cuidado e gerenciamento das contas.
Para lhe ajudar, este artigo foi separado especialmente afim de garantir que você consiga manter a saúde financeira de seu negócio em dia, contando com um fluxo de caixa positivo e não ficando sem um capital de giro.
O que é saúde financeira de uma empresa?
De forma simples e rápida podemos definir que a saúde financeira de uma empresa está relacionada ao negócio possuir total controle de seu capital, possuindo a capacidade de gerenciar despesas e planejar investimentos, sendo eles a curto, médio ou longo prazo.
Você possuir uma boa saúde financeira em seu negócio significa que há condições de arcar com todos os custos e pagamentos para manter sua empresa funcionando, que você possui dinheiro para manter o estoque abastecido, manter os salários dos funcionários em dia, etc.

É importante se atentar não só com empresas físicas ou de grande porte. Estima-se que negócios pequenos exigem ainda mais uma boa administração financeira, estejam eles estabelecidos em salas comerciais, um espaço coworking ou de maneira virtual.
Um estudo feito peloSebrae intitulado “Sobrevivência das Empresas no Brasil” mostra que aproximadamente 50% dos micros e pequenos negócios acabam falindo pela falta de capital, lucro e por inadimplência. Situações que são evitadas uma vez em que você possui uma saúde financeira saudável em seu negócio.
O que é fluxo de caixa saudável?
Fluxo de caixa nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro de sua empresa, é esse fluxo quem dá uma real amostra de como está a saúde financeira de seu negócio. Um fluxo de caixa saudável é aquele o qual você possui o controle das finanças, estando alinhado com seu plano de negócios e conseguindo suprir com todas as despesas, manutenções e investimentos na empresa.
De forma mais simples possuir um fluxo de caixa saudável significa que sua empresa ganha mais dinheiro do que perde!
Como cuidar do caixa de uma empresa?
Precisa de algumas dicas de como cuidar do caixa de sua empresa e manter seu fluxo positivo? Sem problemas! Apesar de parecer uma tarefa difícil e desafiadora,o caminho para um bom caixa conta com paciência, persistência, disciplina e o ponto principal que são ações específicas visando uma boa saúde financeira. Quais são essas ações? Confira no próximo tópico.
Como deixar o caixa positivo?
- Planejamento financeiro: um bom fluxo de caixa começa por um bom planejamento financeiro, trace suas receitas, despesas, planeje possíveis movimentações, investimentos, etc. Desta forma você terá um maior controle das movimentações financeiras de seu negócio e conseguirá planejar todo o mês de seu empreendimento;

- Reduza despesas e diminua custos: com um planejamento financeiro atualizado e possuindo conhecimento de sua receita conseguirá ver com mais clareza se sua empresa está dando lucros ou prejuízos.Caso perceba que está gastando mais do que recebendo análise se não existem formas a quais você consiga diminuir custos e consequentemente reduzir as despesas de seu negócio. Uma vez em que você viu alguma falha no caixa ou percebeu que houve uma queda no lucro não espere pelo próximo mês apenas na esperança de que algo irá mudar;
- Faça um registro das movimentações: apesar de simples não se esqueça de registrar todas as movimentações feitas no caixa, todos os valores que entram e saem devem ser registrados, apenas assim você conseguirá ter um real conhecimento do seu fluxo de caixa;
- Tenha fluxos projetados: com um fluxo de caixa controlado você conseguiráter uma projeção futura, sendo a médio ou longo prazo, conseguindo assim se preparar para diferentes cenários, projete valores para seu caixa, sejam eles fixos que serão pagos e/ou recebidos. Deste modo você conseguirá se planejar visando possíveis mudanças para diminuição de custos ou investimentos;
- Estabeleça teto de gastos: assim como nós temos que ter controle do quanto podemos gastar na vida pessoal também precisamos manter esse controle quando falamos do próprio negócio, às vezes alguns investimentos podem parecer incrível, mas estude e veja se ele realmente vale a pena no momento atual, não acabe gastando mais do que pode em uma incerteza. Justamente pela existência das mais diversas distrações e possíveis gastos no ambiente corporativo é importante que você crie um teto de gastos e não ultrapasse esse valor;
- Gaste menos do que ganha: nos primeiros meses de um negócio é comum que acabemos precisando gastar mais do que ganhamos, muitas vezes tirar dinheiro do próprio bolso porque a empresa ainda não consegue se sustentar, porém, ela não deve se manter sempre dessa forma, é importante que você consiga gastar menos do que ganha e obtenha lucros com seu negócio, afinal, é para isso que você o criou não é mesmo?
O que fazer quando a empresa não tem capital de giro?
O mês fechou e percebeu que não conseguiu capital suficiente para cobrir todas as despesas da empresa? Esta é uma situação que pode ocorrer caso você não mantenha um fluxo de caixa positivo em seu negócio; porém, nem tudo está perdido! Confira algumas dicas de como sua empresa pode levantar capital nestas situações.
- Antecipar recebíveis: uma das melhores e mais positivas formas de aumentar seu capital para situações emergenciais é com o adiantamento de recebíveis, sabe aquelas vendas a longo prazo que você recebe x valor todos os meses e demora para ter o valor total? Com a antecipação você conseguirá adiantar essas parcelas e ter esse valor em sua conta. Confira um banco ou financeira de antecipação de recebíveis na região mais próxima e analise as possibilidades;
- Renegocie com fornecedores: caso você mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores não hesite em conversar com os mesmos e verificar possíveis formas de renegociar o pagamento, podendo adicionar prazos maiores por exemplo;
- Priorize vendas a curto prazo: se possível priorize vendas com menos parcelas no estabelecimento, fazendo com que o dinheiro entre de maneira mais rápida no caixa, ofereça descontos atrativos para vendas à vista, por exemplo, se tornando atrativo para que os compradores optem por esse método invés de longas parcelas;
- Priorize pagamentos: caso tenha o conhecimento de que irá faltar dinheiro realize o pagamento dos pontos que não podem ser afetados, salário dos funcionários, aluguel, energia, os produtos mais vendidos, etc. o restante você consegue lidar com o tempo.































